Completas

Salve Maria,


Para a 11ª postagem da série trago agora, a "Oração da Noite - Completas"; que está contida na pg. 202 do Apêndice do Missal Quotidiano, editado e impresso no dia 13 de junho de 1957 pela Tipografia Beneditina Ltda., Salvador - Bahia.

____________________



Nosso Senhor, instituiu tanto sobre a oportunidade, digamos mesmo, sobre a necessidade de orar, que nenhum Cristão se pode furtar à regra de rezar à miúdo. Ora, não existe momento mais propício do que o princípio e o fim do dia, para agradecer a Deus, implorar a sua graça e pedir perdão pelas culpas cometidas. O Pai nosso, a Ave Maria e o Creio em Deus Pai, podem, em rigor, satisfazer a prática desse conselho. É recomendável acrescentar os Dez Mandamentos da Lei de Deus e os Cinco Mandamentos da Igreja. Muitos se contentam em se recomendar a nossa boa Mãe do céu, Nossa Senhora, rezando três Ave Marias; e merece, esta prática, todos os louvores. Damos abaixo orações, extraídas do Ofício de Completas, a oração antes do repouso da noite. A fim deste Ofício é o exame de consciência, o ato de contrição, e a encomendação a Deus e aos Santos.

V.: Conceda-nos o Senhor onipotente uma noite tranqüila e um termo feliz!
R.: Amém.

Exorta-nos o Apóstolo S. Pedro:

Irmãos: Sede sóbrios e vigiai, porque o vosso adversário, o demônio, como um leão a rugir, anda ao redor de vós, buscando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé. Vós, Senhor, tende piedade de nós.
R.: Demos graças a Deus.
V.: Nosso socorro está no Nome do Senhor.
R.: Que fez o céu e a terra.

Uma pequena pausa para examinar a consciência sobre:
1. Deveres para com Deus: Omissões ou negligências nos atos de piedade; irreverências na igreja; distrações voluntárias nas orações; resistência à graça; juramentos; murmurações; falta de confiança e resignação.
2. Para com o próximo: Juízos temerários; desprezo; ódio; inveja; desejo de vingança; disputa; injúrias; dano nos bens ou na reputação alheia; mau exemplo; escândalo; falta de obediência, de respeito, de caridade.
3. Para consigo mesmo: Vaidade; respeito humano; mentiras, pensamentos, desejos, palavras e ações contrárias à pureza, intemperança; cólera; impaciência; vida inútil e sensual; preguiça de cumprir os deveres do próprio estado.


Confissão
Eu, pecador, me confesso a Deus Todo-poderoso, à Bem-aventurada sempre Virgem Maria, ao bem-aventurado S. Miguel Arcanjo, ao bem-aventurado S. João Batista, aos santos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo, e a todos os Santos, que pequei muitas vezes, por pensamentos, palavras e obras, por minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa. Portanto rogo à Bem-aventurada sempre Virgem Maria, ao bem-aventurado S. Miguel Arcanjo, ao bem-aventurado S. João Batista, aos santos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo e a todos os santos que roguem a Deus Nosso Senhor por mim.
V.: Deus onipotente se compadeça de nós, e, perdoados os nossos pecados, nos conduza à vida eterna.
R.: Amém.
V.: Indulgência, absolvição e remissão dos nossos pecados, conceda-nos o Senhor, onipotente e misericordioso.
R.: Amém.
V.: Convertei-nos, ó Deus, que sois a nossa salvação.
R.: Afastai a vossa ira de nós.
V.: Ó Deus, vinde em meu auxílio.
R.: Senhor, apressai-vos em me socorrer.
V.: Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.
R.: Assim como era no princípio, agora e para sempre.

Antífona
Salvai-nos, Senhor, enquanto estamos acordados e guardai-nos durante o sono, a gim de que vigiemos com o Cristo e descansemos em paz.

Cântico: Nunc dimittis
Agora, Senhor, despedi em paz o vosso servo, segundo a vossa palavra.
Porque os meus olhos viram a salvação que nos destes. Que preparaste, diante de todos os povos.
Luz para esclarecer as nações, e para glória de Israel, vosso povo.
Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.
Assim como era no princípio, agora e para sempre.

Antífona
Salvai-nos, Senhor, enquanto estamos acordados e guardai-nos durante o sono, a gim de que vigiemos com o Cristo e descansemos em paz.

Hino
Antes que a luz desapareça, nós vos suplicamos, Criador de todas as coisas, que sejais, por vossa clemência, nosso protetor e nosso guarda.
Longe de nós os sonhos e os fantasmas da noite! Reprimi o nosso inimigo, a fim de que nada manche os nossos corpos.
Concedei-nos esta graça, ó Pai misericordioso, e Vós, ó Filho Unigênito, que reinais com o Espírito consolador, por todos os séculos. Amém.

Capítulo
Vós, Senhor, estais conosco, e foi invocado o vosso santo Nome em nosso favor; não nos abandoneis, ó Senhor, nosso Deus.
R.: Demos graças a Deus.

V.: Guardai-nos, Senhor, como a pupila dos olhos.
R.: Protegei-nos, à sombra de vossas asas.
V.: Senhor, tende piedade de nós.
R.: Cristo, tende piedade de nós.
R.: Senhor, tende piedade de nós.
V.: Pai nosso (em voz baixa).
V.: E não nos deixeis cair em tentação.
R.: Mas livrai-nos do mal.
V.: Senhor, ouvi a minha oração.
R.: E chegue a Vós o meu clamor.

Oremos
Visitai, Senhor, nós Vos suplicamos, esta habitação e afastai para longe dela todas as ciladas do inimigo; nela habitem os vossos santos Anjos, para nos conservar em paz, e vossa bênção sempre nos proteja. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.
R.: Amém.
V.: Senhor, ouvi a minha oração.
R.: E chegue até Vós o meu clamor.
V.: Bendigamos ao Senhor.
R.: Demos graças a Deus.

Bênção
O Senhor onipotente e misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo, nos abençoe e nos guarde. Amém.

Para terminar, em honra de Nossa Senhora, diz-se a:

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós, bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito fruto de vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
V.: Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
R.: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos
Infundi, Senhor, em nossas almas a vossa graça, para que nós, que conhecemos pela anunciação do Anjo e Encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, cheguemos por sua Paixão e Crus, à glória da Ressurreição. Pelo mesmo Jesus Cristo, Senhor nosso.
R.: Amém.

Durante o Tempo Pascal, em lugar da Salve Rainha, reza-se o Regina Caeli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:

O seu comentário estará disponível logo após a aprovação do autor.
Obrigado.