Prima

Salve Maria,

Para a 10ª postagem da série trago agora, a "Oração da Manhã - Prima"; que está contida na pg. 197 do Apêndice do Missal Quotidiano, editado e impresso no dia 13 de junho de 1957 pela Tipografia Beneditina Ltda., Salvador - Bahia.
____________________



Nosso Senhor, instituiu tanto sobre a oportunidade, digamos mesmo, sobre a necessidade de orar, que nenhum Cristão se pode furtar à regra de rezar à miúdo. Ora, não existe momento mais propício do que o princípio e o fim do dia, para agradecer a Deus, implorar a sua graça e pedir perdão pelas culpas cometidas. O Pai nosso, a Ave Maria e o Creio em Deus Pai, podem, em rigor, satisfazer a prática desse conselho. É recomendável acrescentar os Dez Mandamentos da Lei de Deus e os Cinco Mandamentos da Igreja. Muitos se contentam em se recomendar a nossa boa Mãe do céu, Nossa Senhora, rezando três Ave Marias; e merece, esta prática, todos os louvores. Acrescentamos; para aqueles aos quais possam agradar, algumas fórmulas extraídas do Ofício litúrgico de Prima (Oração da primeira hora: Prima) e amanhã postarei a oração da Noite: Completas.

ORAÇÃO DA MANHÃ: PRIMA

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso Nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Creio em um só Deus, Pai onipotente, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai, antes de todos os séculos. Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro, de Deus verdadeiro. Gerado, mas não feito, consubstancial ao Pai, pelo qual foram feitas todas as coisas. Ele, por nós, homens, e pela nossa salvação, desceu dos céus. (Aqui todos se ajoelham) E se encarnou por obra do Espírito Santo, em Maria Virgem. E FEZ-SE HOMEM. Foi também crucificado por nós; sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. E ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Subiu ao céu, está sentado à direita do Pai, de onde há de vir pela segunda vez, com glória, a julgar os vivos e os mortos; e seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, que é Senhor e dá a Vida e procede do Pai e do Filho. E com o Pai e o Filho é juntamente adorado e glorificado, e é o que falou pelos Profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Confesso um Batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e a vida do século futuro. Amém.

V.: Ó Deus, vinde em meu auxílio.
R.: Senhor, apressai-Vos em me socorrer.

Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém. Aleluia.

Da Setuagésima até a Páscoa: Louvor a Vós, Senhor, Rei da eterna glória.

Hino
Já desponta o astro do dia; imploremos a Deus de joelhos. Peçamos-lhe que nos atos deste dia nos preserve de todo o mal!
Ponha um freio à nossa língua, para nos guardar do horror das discórdias! Cubra os nossos olhos, como com um véu, para que não se comprazam nas vaidades.
Guarde-nos bem puro o íntimo do coração, e afaste de nós as seduções deste mundo. E o orgulho de nossa carne seja dominado pela abstinência e pela sobriedade.
Assim, quando o dia chegar a seu declínio, e o curso do tempo trouxer ainda a noite, conservados puros por nossa vida mortificada, cantaremos de novo um hino à sua glória. Glória a Deus Pai, e a seu Filho Unigênito, glória ao Espírito Consolador, agora e por todos os séculos. Amém.

Capítulo
Ao Rei dos séculos, imortal e invisível, ao Deus único, honra e glória pelos séculos. Amém.
R.: Demos graças a Deus.

Responsório breve
V.: Cristo, Filho de Deus vivo, tende piedade de nós.
R.: Cristo, Filho de Deus vivo, tende piedade de nós.
V.: Vós, que estais assentado à mão direita do Pai.
R.: Tende piedade de nós.
V.: Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo.
R.: Cristo, filho de Deus vivo, tende piedade de nós.
V.: Erguei-vos, ó Cristo, e socorrei-nos.
R.: Resgatai-nos por amor de vosso Nome.
V.: Senhor, ouvi a minha oração.
R.: E o meu clamor chegue até Vós.

Oremos
Senhor, Deus onipotente, que nos fizestes chegar ao começo deste dia, salvai-nos hoje por vosso poder, a fim de que, no curso deste dia, não nos deixeis cair em algum pecado, mas sempre, nossos pensamentos, palavras e ações se dirijam ao cumprimento de vossa justiça. Por Nosso Senhor, Jesus Cristo, vosso Filho, que, sendo Deus, convosco vive e reina, em união com o Espírito Santo, por todos os séculos. R.: Amém.

V.: Bendigamos ao Senhor.
R.: Demos graças a Deus.

Neste ponto, nas Catedrais e nos Mosteiros, lê-se o martirológio. Podem ser mencionados, segundo o calendário, a festa do dia e os Santos dos quais se fazem memória. Em seguida continua-se:

V.: Preciosa na presença do Senhor.
R.: É a morte de seus Santos.
A Santa Virgem Maria, e todos os Santos intercedem por nós ao Senhor, a fim de que mereçamos ser ajudados e salvos por Aquele que vive e reina pelos séculos. Amém.

V.: Ó Deus, vinde em meu auxílio.
R.: Senhor, apressai-Vos em me socorrer.
V.: Ó Deus, vinde em meu auxílio.
R.: Senhor, apressai-Vos em me socorrer.
V.: Ó Deus, vinde em meu auxílio.
R.: Senhor, apressai-Vos em me socorrer.
Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora, e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém.

V.: Senhor, tende piedade de nós.
R.: Cristo, tende piedade de nós.
R.: Senhor, tende piedade de nós.
V.: Pai nosso (em voz baixa).
V.: E não nos deixeis cair em tentação.
R.: Mas livrai-nos do mal.
V.: Volvei, Senhor, os vossos olhos para vossos servos e para vossa obra, e dirigi os seus filhos.
R.: E a vossa indulgência, Senhor, nosso Deus, descanse sobre nós; dirigi, do alto, as obras de nossas mãos; dirigi o trabalho de nossas mãos.
V.: Glória ao Pai, e ao filho e ao Espírito Santo.
R.: Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos. Amém.

Oremos
Dignai-Vos, Senhor Deus, Rei do céu e da terra, dirigir, santificar, reger e governar, neste dia, nossos corações e nossos corpos, nossos sentidos, palavras e obras, segundo vossa lei e no cumprimento de vossos preceitos, a fim de que, aqui na terra e na eternidade, mereçamos, por vosso auxílio, obter a salvação e a liberdade, ó Salvador do mundo, que viveis e reinais pelos séculos.
R.: Amém.

V.: O Senhor onipotente disponha em sua paz nossos dias e nossos atos.
R.: Amém.

Reza-se, conforme o tempo litúrgico, uma das seguintes Lições breves:

Durante o Ano.
Dirija Senhor nossos corações e nossos corpos, no amor de Deus e na paciência do Cristo. E Vós, Senhor, tende piedade de nós.
R.: Demos graças a Deus.

Durante o Advento
Tende piedade de nós, Senhor, porque por Vós esperamos; seja o vosso braço o nosso sustentáculo, desde a manhã, e nosso auxílio no momento da tribulação. E Vós, Senhor, tende piedade de nós.
R.: Demos graças a Deus.

Durante a Quaresma
Procurai o Senhor, enquanto é possível achá-Lo; invocai-O enquanto está perto. E Vós, Senhor, tende piedade de nós.
R.: Demos graças a Deus.

Durante o Tempo da Paixão
Não desviei minha face dos que injuriavam e cuspiram em mim. O Senhor Deus é meu auxílio, e por isso jamais serei confundido. E Vós, Senhor, tende piedade de nós.
R.: Demos graças a Deus.

Durante o Tempo Pascal
Se ressuscitastes com o Cristo, procurai as coisas do alto, onde o Cristo está assentado à direita de Deus. Desejai as coisas do céu e não as que estão sobre a terra. E Vós, Senhor, tende piedade de nós.
R.: Demos graças a Deus.
V.: Nosso socorro está em Nome do Senhor.
R.: Que fez o céu e a terra.
V.: Abençoai-nos.
R.: Ó Deus.

Bênção
O Senhor nos abençoe (faz-se o sinal da Cruz), nos preserve de todo o mal e nos conduza à vida eterna. E as almas dos fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus, descansem em paz.
R.: Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:

O seu comentário estará disponível logo após a aprovação do autor.
Obrigado.