Conversão de São Paulo

 Salve Maria...
Hoje é dia da Conversão de São Paulo Apóstolo e por isso a Igreja comemora com muita alegria e solenidade esse dia muito santo... 

***************
O martírio de São Paulo é celebrado em 29 de junho, junto com São Pedro, mas sua conversão tem tanta importância para a história da Igreja que merece uma data à parte.

Por se tratar de quem era, um rico fariseu, ala mais radical dos judeus, e por sua conversão ter-se dado da forma que ocorreu, com o próprio Cristo ressuscitado lhe aparecendo em visão que o cegou, esta conversão milagrosa levou o cristianismo aos intelectuais e poderosos.

Foi também em 25 de janeiro que se deu a fundação da cidade de São Paulo, que ganhou seu nome em homenagem a tão importante acontecimento.

Saulo, seu nome original, nasceu em Tarso, na Cilícia, da tribo de Benjamim e era um respeitado cidadão romano. Totalmente contrário ao cristianismo, combatia-o ferozmente.

Foi com ele que Estêvão travou acirrado debate no templo judeu. Paulo tanto clamou contra Estevão que este acabou apedrejado e morto, iniciando-se então uma incansável perseguição aos cristãos, com Paulo à frente.

Um dia, às portas da cidade de Damasco, uma luz, descrita nas Sagradas Escrituras como "mais forte e mais brilhante que a luz do Sol", desceu dos céus e o cegou. Apareceu-lhe então Jesus, pedindo para que parasse de persegui-Lo e aos Seus e, ao contrário, se juntasse aos apóstolos que pregavam as revelações de Sua vinda à Terra.
São Paulo redigindo algumas de suas cartas .

Os acompanhantes de Paulo também tudo ouviam, mas não viam quem falava. Jesus recomendou a Saulo que permanecesse na cidade, pois ali lhe revelaria o que queria dele. A experiência o transformou profundamente e ele permaneceu em Damasco por três dias sem enxergar, sem comer e sem beber.

Depois do ocorrido, foi levado a Ananias, um cristão da cidade. Batizado por ele, voltou a enxergar e saiu a pregar a palavra de Deus, já com o nome Paulo, como lhe ordenara Jesus, tornando-se seu grande apóstolo.

Sua conversão chamou a atenção de vários círculos de cidadãos importantes e Paulo passou a viajar pelo mundo, evangelizando e realizando centenas de conversões.

Depois que voltou a Damasco, os judeus planejaram matá-lo cercando todas as portas da cidade. Na escuridão da noite ele foi descido por seus discípulos para fora dos muros através de um cesto, prosseguindo em sua missão.

Perseguido incansavelmente, foi preso várias vezes e sofreu muito, sendo martirizado no ano 67.

São Paulo escreveu 14 cartas expondo a mensagem de Jesus, que se transformaram numa verdadeira Teologia do Novo Testamento.

É patrono das congregações paulinas que continuam a sua obra de apóstolo, levando a mensagem do Cristianismo a todas as partes do mundo através dos meios de comunicação.

Fonte: Filhas de São Paulo Apóstolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:

O seu comentário estará disponível logo após a aprovação do autor.
Obrigado.