Papa Francisco decide continuar na Casa Santa Marta

Salve Maria caros leitores,

À cada dia que passa do pontificado do Papa Francisco, nós e o resto do mundo se surpreende com as atitudes do Santo Padre.

Segue abaixo uma reportagem do portal G1 que fora comentado pelo Fratres in Unum, na qual fica o Pe. Federico Lombardi (porta-voz do Vaticano) anuncia que o Papa Francisco, decidiu não se mudar para o apartamento pontifício, que ficara pronto após pequenas reformas, ao invés disso, o Papa decidiu continuar morando na Casa Santa Marta.
***
Quarto do Papa Francisco

G1 – O Papa Francisco decidiu ficar morando, “até segunda ordem” na Casa Santa Marta, no Vaticano, instalações simples e modernas onde se hospedou juntamente com os outros cardeais para o conclave que o elegeu pontífice em 13 de março.

Francisco, cujos primeiros dias de pontificado foram marcados por atitudes humildes e avessas ao luxo e à ostentação, afirmou que aprecia ficar “junto com os outros membros do clero”, em vez de mudar para as amplas instalações [Nota do Fratres: amplas, mas nada luxuosas] do apartamento papal, anunciou nesta terça-feira (26) o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

Lombardi afirmou que o apartamento papal está “pronto”, após pequenas reformas feitas depois da saída do agora Papa Emérito Bento XVI, mas que Francisco ficará “até nova ordem” na Casa Santa Marta.

O porta-voz não explicou se o Papa pretende se mudar para o apartamento oficial -que consiste em mais de uma dúzia de quartos, bem como quartos para funcionários e um terraço- mais tarde.

Nos últimos dias, Francisco saiu de um quarto único da residência, que tem cerca de 130 quartos, para uma suíte, de forma a ter mais espaço para trabalhar e receber as pessoas, disse Lombardi.

Francisco estabeleceu um tom mais austero para o papado em relação a seu antecessor Bento XVI, que ganhou uma reputação de adotar costumes suntuosos [Nota do Fratres: eis a contraposição artificialmente inflada pela imprensa, desencadeada inicialmente pelos atos inovadores do novo Pontífice. Vale ressaltar que a Sala de Imprensa da Santa Sé, assim como os veículos oficiais, como a Rádio Vaticano e o Osservatore Romano, rápidos em desmentir rumores e falsas acusações envolvendo o Papa Francisco, não fazem questão alguma de desacreditar a imprensa geral quanto à outra face da moeda da humildade de Francisco, isto é, a "não-humildade" de Bento XVI].

Lombardi disse que o papa gosta da atmosfera da residência onde ele vive junto com outros clérigos.

O papa reza uma missa na capela local todas as manhãs e convida os trabalhadores do Vaticano e outros convidados a participar.

“Eu não posso fazer previsões a longo prazo, mas por enquanto parece que ele está fazendo experiências com este tipo simples de habitação”, disse Lombardi.

“Esse ainda é um período de tempo para se acostumar com as coisas, de experimentação. Certamente, nessa fase ele manifestou o desejo de ficar onde está”, disse o porta-voz.

Lombardi disse que o papa vai usar os escritórios no Palácio Apostólico e suas grandes salas de recepção para atender chefes de Estado e delegações, e continuará a aparecer a cada domingo para conceder uma bênção a partir da janela do apartamento papal com vista para a Praça de São Pedro.
_________
Fonte: Fratres in Unum / Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:

O seu comentário estará disponível logo após a aprovação do autor.
Obrigado.