Série "LITURGIA HORARUM": "Ordinário da Liturgia das Horas - Tempo comum"

Salve Maria caros irmãos e irmãs,

Estamos chegando ao fim da nossa pequena série Liturgia Horarum. Amanhã disponibilizaremos uma seleção de 5 perguntas frequentes, referentes à Liturgia das Horas. Mas hoje, disponibilizamos o Ordinário da Liturgia das Horas do Tempo comum, em que contem já vários salmos fixos e cantos utilizados durante o decorrer das liturgias.

Mas, o que é o "Ordinário da Liturgia das Horas?" Explicaremos abaixo, veja:

Qualquer dúvida referente à esta bela e fortificadora prática para todos nós, basta entrar em contato conosco, fazendo um comentário em uma de nossas postagens.

* * * * * * * * * * * *

O que é um Ordinário dentro da Liturgia?


O Ordinário, é aquela parte da Liturgia (Missa, Liturgia das Horas, etc.) em que não muda nas diferentes ocasiões. Ou seja, são aquelas partes da Liturgia em que é a mesma coisa para Todos os tempos do ano litúrgico, para as solenidades, para festas, memórias, etc.

Por exemplo, todos estamos acostumados a ir na Missa, não é mesmo? Então, aquelas partes da Missa em que você ouve, lê, ou fala em todas as Missas, fazem parte do Ordinário da Missa. Por exemplo: Invocação da Santíssima Trindade (logo no começo), Ato penitencial, Hino de Louvor (Glória), Pai Nosso, etc.

Na Liturgia das Horas é a mesma coisa. Existem partes que não vão mudar, conforme as ocasiões.

Vejamos a definição dada Dicionário Elementar de Liturgia, contido no Portal Ecclesia, em seu  a cerca da definição de Ordinário (ordo):
A "ordenação", para além da introdução sacramental de uma pessoa na ordem dos ministros eclesiais, é também a regulação de um rito.O ordo ou "ordem" ou "rito" de uma celebração está contido no livro ou parte do livro que recebe o nome de "Ordinário": assim, no "Ordinário da Missa" encontramos o Comum de todas as missas, a parte fixa (o Glória, o Pai-Nosso, etc.), em oposição ao "Próprio da Missa" com as orações e antífonas variáveis de uma solenidade, de uma festa ou da memória de um santo. Em latim, os diversos livros utilizam esta expressão: "Ordo Missæ, Ordo Dedicationis, Ordo Baptismi, Ordo Confirmationis, Ordo Ponitantiæ, Ordo Lectionum Missæ", etc.
Nas traduções em português chama--se "Introdução Geral" ou "Instrução Geral" às introduções, feitas de orientações teológicas e pastorais, de alguns livros litúrgicos, que, em latim, se intitulam "Institutio Generalis". Assim, chama-se "Introdução Geral ao Missal Romano", ou a "Instrução Geral sobre a Liturgia das Horas", com as suas siglas IGMR e IGLH. Também o "Ordo Lectionum Missæ" se traduz como "Ordenamento das Leituras da Missa" (OLM).
Chama-se "Tempo Comum" ao "Tempo ordinário, durante o ano" (Tempus per annum), à sucessão de trinta e quatro semanas e domingos que não entram dentro dos tempos "fortes" e que constituem a trama da maior parte do ano cristão. 

Se você quer ter acesso ao Ordinário da Liturgia das Horas (Tempo Comum), é só clicar aqui.
____________
Fonte:
"Dicionário Elementar de Liturgia - Portal Ecclesia" (Citação)
"CNBB" (Ordinário da Liturgia das Horas - Tempo comum)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:

O seu comentário estará disponível logo após a aprovação do autor.
Obrigado.